Por que Naruto fala Dattebayo?
É possível passar uma conversa em Naruto em que o loiro não fale seu icônico Dattebayo? Eu aposto que não. Todos nós sabemos que além dele, existem muitos outros personagens com vícios de linguagem bem parecidos.
Pensando em quantas vezes já ouvimos esse tão famoso bordão, pensei em trazer para vocês a verdadeira razão por trás dessa fala.
Significado
Eu tenho certeza que assim como todo o fandon de Naruto, você já se perguntou o significado de Dattebayo, e alguns podem ter ido um pouco além, indo no Google tradutor na intenção de descobrir o que significava tal expressão.
Se você fez isso, já sabe que não existe exatamente uma tradução para essa palavra. Muitos podem dizer que isso é impossível já que na versão americana do anime essa palavra foi traduzida “Belive It” e no Brasil ele diz “Estou Certo”.
Porém, essas foram apenas adaptações da expressão e não uma tradução literal.
O motivo de DATTEBAYO não ter uma tradução direta é muito interessante. A verdade é que essa palavra é mais ou menos como dizer “né” em português. “Né” não é uma palavra padrão da língua portuguesa, sendo apenas a junção das palavras “não” e “é”.
Dattebayo é uma palavra formada por diversas palavras. E se quebrarmos ela podemos ter as traduções:
Da é a maneira informal de dizer Desu que significa Ser ou É
Tte forma reduzida de Datte, que traduzida significa Mas
Ba representa condições: se, então, quando, porque, desde
Yo, serve para dar ênfase. O nosso famoso Ei!
Se fosse usar a tradução livre, pode ser usada como a palavra “Né” em português.
Não passando de uma frase infantil que tenta questionar a pessoa com quem ele está conversando. É como se Naruto tentasse desafiar as pessoas a duvidarem de sua palavra.
Agora que entendemos o significado real dessa palavra, ou em todo o caso a falta de tradução literal, podemos compreender que na realidade ela foi introduzida para dar um ar mais infantil ao Naruto.
Se perceber bem, representa completamente a necessidade dele ser visto por todos ao seu redor. Da mesma maneira que aprontava quando era criança, ele acaba questionando as pessoas e as desafiando ao mesmo tempo.
Atualmente como Hokage, ele não precisa mais se comportar de maneira infantil para que as pessoas notem que ele é forte e determinado, porém se repararmos bem podemos ver que em alguns momentos ele acaba soltando a icônica frase.
Atualmente ele usa a frase de uma maneira involuntária, sem perceber, mostrando que ao passar dos anos isso acabou se tornando um grande vício de linguagem.
Isso na verdade acontece com vários personagens e não apenas com ele. Alguns exemplos de personagens que possuí esse vício são:
Killer Bee, que não consegue falar sem terminar qualquer frase com “Konoyaru Bakayaru”, Sakura que manda um Shanaroo quando vai descer a porrada em alguém e Principalmente Shikamaru que diz basicamente o tempo todo sua frase mais conhecida “Mendokise”.
A única diferença entre eles é que existe uma tradução das falas deles, por exemplo o que Killer Bee sempre diz seria mais ou menos em Português: Idiota Desgraçado, A Sakura diz Toma Essa e nosso querido Shikamaru costuma dizer “Que tédio”.
Motivo
Agora uma explicação do porque o nosso querido Naruto possui alguns vícios de linguagem, isso foi praticamente herdado. Em Naruto Shippuden quando conhecemos a Pimenta Vermelha de Konoha, ela diz que esperava que o filho não tivesse puxado seus hábitos, pois quando ficava nervosa ela tinha o hábito de dizer Dettebane, que é quase a mesma coisa que Dattebayo, porém é uma maneira mais sutil de se dizer.
Não podemos esquecer que Boruto Uzumaki, novo protagonista e filho mais velho de Naruto e Hinata, possuem o mesmo tique do pai e avó, e acaba usando em suas frases a expressão “Dattebasa”. Boruto acaba usando essa expressão, pois além de gostar de chamar atenção de todos, ele sempre tenta ser notado por seu pai que está sempre ocupado devido ao cargo que ocupa.
Então, dando um veredito após vermos todas essas informações. Nosso querido Naruto usa essa expressão pela necessidade de chamar atenção.
Agora ficou claro? Você já imagina que essa fala fosse apenas uma maneira de chamar atenção? Conta aqui nos comentários sua opinião.
0 Comentários