Conheça nossa loja de roupas

Clique aqui

AS REFERÊNCIAS EM NARUTO QUE VOCÊ NÃO PERCEBEU!

Não é uma novidade dizer que Naruto é uma das obras mais populares nos últimos anos – tanto o anime, quanto o mangá. A história do jovem ninja que queria se tornar um Hokage, conquistou milhões de fãs, e inspirou milhares de séries shonen que conhecemos hoje. Mas você sabia que a franquia possui muitas referências? Quer saber quais são? Então, meu caro ninja, pegue a sua bandana e venha comigo!

Referências na criação

Masashi Kishimoto desenhando Naruto e Sasuke / Créditos: Google Imagens

Quando começou a criar o anime, Masashi Kishimoto, autor de Naruto, em algumas entrevistas que deu ao longo dos anos, algumas curiosidades inesperadas sobre a série. Uma delas foi que à princípio, a história não envolveria ninjas. Pois é! Nosso querido protagonista seria um aprendiz de chef de cozinha, que precisa superar as diferenças com o mentor e aprender a trabalharem juntos, em uma barraca de Lámen – algo bem típico no Japão.

Apesar de a história ter seguido outro rumo, Kishimoto manteve a ideia da barraca de Lámen, fazendo com que Naruto fosse muito fã da comida do Ishiraku. Além disso, o personagem foi um dos únicos que ajudou o protagonista durante a infância, por isso, se tornou bastante querido por nós. Afinal, quem não gosta do “Tio do Lámen”?

Mas cadê a referência? Bom, acho que os amantes da culinária já perceberam: o começo da história do anime foi inspirado em algum programa bastante conhecido, que envolva comida, como o Master Chef, por exemplo. Lembrando, galera, que não foi dito qual o reality show, pois provavelmente foi algum lá do Japão, mas mencionei esse para vocês entenderem.

Depois que reformulou a história de Naruto para que conhecemos hoje, Kishimoto, convencido por um editor, resolveu criar um rival para o personagem, visto que seria muito importante para o desenvolvimento de ambos. E assim, nasceu Sasuke Uchiha. Mas vocês perceberam que a rivalidade entre dois personagens vem de outros animes? Pois é! O autor não deixou claro em qual se inspirou, porém, a dinâmica dos dois lembram bastante Hanamichi e Rukawa, de Slam Dunk.

Referências a Mitologia Japonesa Xintoísta

Vocês sabiam que todas as habilidades do Mangekyou Sharingan são baseadas na Mitologia Japonesa Xintoísta? O Izanagi, Izanami, Amaterasu, Susanoo, Tsukuyomi e até mesmo, Kotoamatsukami. Mas antes de associarmos essas técnicas ao xintoísmo, é preciso explicar esse conceito, para que depois, vocês entendam as referências, certo? Vamos lá!

O Xintoísmo (Shintou = o caminho dos deuses) é a espiritualidade e filosofia tradicional japonesa. Ela tem uma origem milenar, derivada de tradições de etnias nativas do Japão, como o povo Yamato e a antiga província de Izumo. Conta com uma complexa mitologia, ritualística e preceitos que, apesar de bem determinados, não são de forma alguma engessados e coercitivos.

Ela só recebeu esse nome no século VI, quando o budismo foi introduzido no Japão e acabou influenciando a cultura local em diversos aspectos. Não possui um código moral rígido nem livros sagrados, e alguns dos princípios são descritos nos mais antigos livros de história japonesa, o Kojiki e o Nihon Shoki. Tem como valor fundamental o “michi”, que seria a obediência ao curso da natureza, a integração da vida humana à vida divina, a simplicidade, a naturalidade, a bondade, a felicidade e a pureza no modo de pensar, viver, sentir e agir.

Além disso, o Xintoísmo baseia no culto a espíritos (Kami), que são entidades relacionadas a locais em particular (montanhas, florestas, cavernas, rios), fenômenos naturais, criações humanas e, também, a espíritos de guerreiros e líderes notáveis. Existem três principais kami: Amaterasu (deusa do sol), Tsukuyomi (deus da lua) e Susanoo (deus dos mares e das tempestades) que, segundo a lenda, deram origem à família imperial japonesa. Eles se originaram do corpo de Izanagi, marido de Izanami, que são os deuses que fizeram a ponte entre o Céu e a Terra. Esses nomes são bem familiares, não é mesmo?

Esses kami são cultuados em templos e santuários espalhados por todo o Japão, onde também ocorrem as tradicionais festas sazonais xintoístas que celebram a purificação, a colheita abundante e o culto aos espíritos, além de envolver rituais para afastar as impurezas e as calamidades. Elas contam com diversos jogos, artes, danças e culinária, buscando promover a integração entre a população, os paroquianos e os bons espíritos.

Depois de explicar um pouco sobre essa religião, vamos às referências.

Izanagi e Izamini

O macho Izanagi e a fêmea Izanami deram origem a todos os outros deuses. Izanami morreu ao dar à luz a Kagutsuchi (deus do fogo), o que levou Izanagi a procurá-la no Yomi (reino dos mortos). Após uma série de acontecimentos, Izanagi é forçado a lutar contra demônios e, muito machucado, volta à Terra. Ao lavar seus ferimentos, fragmentos de seu corpo foram desprendidos, dando origem a outros deuses. Os três mais importantes foram criados nesse momento a partir de partes de seu corpo: Amaterasu, que veio de seu olho esquerdo; Tsukuyomi, que veio do seu olho direito; e Susanoo, que veio de seu nariz.

Em Naruto, sabemos que Izanagi tem o poder de alterar a realidade, fazendo com que os acontecimentos vantajosos se concretizem e os indesejáveis sejam anulados. Esse poder foi bastante usado pelos usuários do Clã Uchiha em batalhas. Já o Izanami, surgiu com a função de dar um fim a essa carnificina, prendendo o usuário do Izanagi em um loop eterno do qual poderia sair apenas mudando seu ponto de vista e suas atitudes em relação aos acontecimentos.

Itachi usando Izanami / Créditos: Br.shotoe.com

Amatesaru

Também chamada de Amaterasu-Oomikami e Orihime-no-muchi-no-kami, é dita como a encarnação do Sol, e faz parte da tríade de deuses mais importante da mitologia xintoísta. Foi originada do olho esquerdo de Izanagi e é ancestral do Imperador do Japão.

No anime e no mangá, traduzido como “Reino das Chamas Infernais”, Amaterasu é um poder promovido pelo Mangekyou Sharingan de Uchiha Itachi e, posteriormente, de seu irmão Uchiha Sasuke. Ele acende chamas negras que queimam por sete dias e sete noites e consomem completamente seu alvo, sendo impossível apagá-las por qualquer meio comum.

Tsukuyomi

Originou-se do olho direito de Izanagi e é tido como a encarnação da lua. Em Naruto, é um dos mais poderosos genjutsu (jutsu de ilusão perceptual) proporcionado pelo Mangekyou Sharingan. Requer contato visual direto com o Sharingan e prende o alvo em uma ilusão fortíssima e impossível de ser desfeita sem a vontade do usuário. Uchiha Itachi aprimorou o jutsu de forma a utilizá-lo para distorcer o tempo e o espaço a seu bel prazer, podendo torturar o alvo por dias sem que haja passado sequer um minuto no mundo real. O trauma causado pela técnica leva a vítima a ter graves sequelas psicológicas e a ficar incapacitada por um certo tempo.

Susanoo

Na mitologia japonesa, é a encarnação dos mares e das tempestades. A ele são atribuídos os versos transcritos no livro Kojiki. Na história de Naruto, é uma habilidade despertada pelo Mangekyou Sharingan. Compreende a formação de um humanoide de chakra em forma de yamabushi tengu (uma criatura mitológica japonesa) que se desenvolve em torno do usuário, podendo protegê-lo de ataques físicos e lutar com enormes espadas.

Pode ser utilizado também para formar uma armadura que envolve as Bijuu, como foi feito por Uchiha Madara em uma luta com Senju Hashirama e por Naruto e Sasuke na batalha contra Uchiha Obito durante a Quarta Guerra Ninja. Se manifesta em diversas cores e estágios, podendo aparecer apenas como um esqueleto incompleto ou revestido por musculatura, como uma parte isolada do corpo ou como um organismo completo com enorme poder destrutivo, o Kansentai Susanoo (Susanoo Perfeito).

Susanoo perfeito do Madara / Créditos: Critical Hits

Kotoamatsukami

Na mitologia xintoísta, foi a primeira geração de deuses que veio a existir. Significando literalmente “Deuses Celestiais Distintos”, não foram gerados por outros deuses, tendo surgido em Takamagahara, o Mundo Celestial, no momento da Criação. Dentre eles, estão: Amenaminakanushi, o Mestre Central; Takamimusubi, o Alto Criador; e Kamimusubi, o Criador Divino. Posteriormente, apareceram outros dois: Umashiashikabihikoji, a Energia; e Amenotokotachi, o Céu.

Já em Naruto, trata-se do genjutsu pertencente ao Mangekyou Sharingan mais poderoso da história, o de Uchiha Shisui. Ele permite que o usuário entre na mente de seu alvo e a manipule completamente sem que este o perceba. Pode criar experiências e desejos falsos na mente da vítima, como se todos os pensamentos e sentimentos desta fossem completamente espontâneos e autodirecionados.

Referências ao Folclore Japonês

Como eu havia dito no vídeo sobre as curiosidades relacionadas às Bijuus – que inclusive, o link está no card, depois vai lá e assiste – algumas das Bijuus foram inspiradas em Yokais – que são figuras sobrenaturais que fazem parte do folclore japonês. Shukaku representa Tanuki; Matatabi, caracteriza Nekomata; já Gyuki, retrata Ushi-Oni e a Kurama, seria Kitsune. Interessante, não?

Uma outra referência ao Folclore Japonês vem dos Três Sannin Lendários. Existe uma lenda, que foi originada no século XIX, sobre um herói chamado Jiraya Goketsu Monogatari. No conto, há cinco tipos de magia: sapo, serpente, lesma, pássaro e aranha. O Jiraiya dessa história, assim como o famoso personagem de Naruto, é um ninja aventureiro que domina a magia dos sapos.

Na versão adaptada para o teatro kabuki, existia um espírito demoníaco de uma cobra gigante que pretendia dominar o Japão. Para isso, ela possuiu o corpo de Orochimaru, criança que, após uma armação feita pela própria cobra, é adotada pelo clã Tsukikage, um dos mais influentes da Terra do Sol Nascente. Pela influência de Orochimaru, todos os demais herdeiros do clã são assassinados, fazendo com que ele seja o único sucessor.

O próximo passo da serpente maligna é o ataque aos clãs Ogata e Matsuura, que também exercem poder no governo feudal. Quando seus sucessores, Jiraiya e Tsunade, estão prestes a serem assassinados, o eremita Senson Dojin intervém e resgata-os. E, assim, eles são treinados para usar a magia do sapo e da lesma para lutar contra Orochimaru. Lembrando, galera, que esse conto foi escrito por vários autores, e existem outras versões disponíveis na internet. Caso queiram procurar depois desse vídeo e falar nos comentários, fiquem à vontade. Vou gostar de saber os outros desfechos.

Depois de contar esse conto, as referências ficaram claras: além dos nomes dos Três Sannin Lendários – que são grandes nomes na história de Naruto – também temos os animais citados: sapo, serpente e lesma, que são invocados por Jiraya, Orochimaru e Tsunade Senju, respectivamente.

Referência de outros animes

Naruto hoje é referência e inspiração para vários mangás, mas também precisou se inspirar em um outro sucesso do passado para se desenvolver. Uma dessas influências foi Dragon Ball, clássico imortal de Akira Toriyama. Várias referências podem ser vistas, como por exemplo, os personagens principais: Naruto tem características semelhantes à Goku – ambos são os personagens principais, além de engraçados, fortes e brincalhões. Já Sasuke se parece mais com Vegeta – forte, bravo, sério e quer sempre fazer tudo sozinho.

Juugo também é bastante parecido com Android 16. Ambos são ruivos, e apesar de ser bravos, gostam bastante de animais. Não podemos nos esquecer do mais óbvio de todos: A bijuu de Quatro Caudas, que se chama Son Goku. Além de nome, o fato de ser quatro caudas faz referência à esfera do Dragão que Goku tinha quando criança. O nome do Jinchuriki Roshi é em homenagem ao mestre Kame, que é Roshi em japonês.

Roshi e a Quatro Caudas / Créditos: Google Imagens

Mas Dragon Ball não foi o único mangá no qual Kishimoto se inspirou para criar a narrativa de Naruto. Outras obras importantíssimas do passado também ajudaram bastante para compôr todo o universo da franquia. A técnica do “Punho Gentil” usada por Hinata e Neji Hyuga, por exemplo, é uma clara referência ao estilo de luta de Kenshiro, herói do clássico mangá de luta Hokuto no Ken. Já as técnicas de Kakuzu, integrante da Akatsuki, levam os nomes de vários robôs da série Gundam.

Mas me falem nos comentários: vocês já sabiam de alguma dessas referências? Qual a favorita de vocês? Tem alguma referência que vocês conhecem e não está na lista?

Confira também:

Assista “As 11 referências em Naruto que você não percebeu!” no nosso canal:

11 REFERÊNCIAS EM NARUTO QUE NINGUÉM PERCEBEU! | COPIOU DRAGON BALL?

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *