Conheça nossa loja de roupas

Clique aqui

AS DIFERENÇAS ENTRE O ANIME E O MANGÁ DE NARUTO

Toda vez que um mangá é adaptado para o anime, algumas coisas acabam mudando – visto que agora, são duas maneiras diferentes de contar a mesma história. E com Naruto, isso não seria diferente. Mas quais são as principais diferenças entre o anime e o mangá da franquia?

Antes de começarmos a lista com as principais diferenças, é importante salientar que existem mudanças que podem ser boas ou ruins. Certas mudanças são inevitáveis, e se pensarmos direitinho, elas são feitas para que a história seja contada de uma forma melhor do que a primeira, por exemplo. Mas existem outras que na obra “original”, acaba sendo melhor do que a versão adaptada, e deixam os fãs bastante irritados.

Mas, a história de Naruto possui vantagens tanto no anime, quanto no mangá – mesmo que haja mudanças de um para o outro. Por isso, é sempre bom você, meu caro ninja, acompanhar a história pelas duas perspectivas, para saber quais são essas pequenas diferenças e assim, não ficar tão surpreso na hora de conferir a adaptação. Por isso, vou mostrar aqui porque, em certos aspectos, o mangá leva mais vantagem e em outros, o anime se sai melhor.

As lutas

Luta entre Naruto e Sasuke no Vale do Fim / Créditos: Critical Hits

O fato de Naruto ter lutas tão longas se torna uma das reclamações dos fãs. De fato, se levarmos em conta que esses momentos são bastante aguardados e emocionantes, é triste a maneira como introduzem inúmeros flashblacks seguidos ou até mesmo pelo número de fillers em meio a arcos importantes para o desenvolvimento da história.

Esses embates, que duraram tanto tempo no anime, se devem ao fato de Masashi Kishimoto ter se atrasado para o desenvolvendo da próxima trama. Enquanto isso, o Studio Pierrot produzia episódios de preenchimento, uma vez que não dava para o anime passar o mangá. Apesar de ser um pouco de “culpa” do autor da obra, a história escrita e desenhada acaba se tornando melhor, pois em poucas páginas, podemos saber tudo o que aconteceu em um curto período de tempo.

No entanto, o anime consegue fazer com que as cenas tenham mais emoção, com a ajuda de efeitos sonoros, diálogos mais bem desenvolvidos e criando momentos emocionantes para nós, fãs. E o Studio Pierrot soube encaixar muito bem esses momentos – coisas que no mangá, talvez a gente não consiga imaginar.

Além disso, as lutas do mangá não são claras. Muitas vezes, os fãs ficam perdidos porque não conseguem identificar o que está acontecendo. Já o anime consegue resolver todos esses problemas com a animação – que mesmo perdendo a qualidade, todos sabem exatamente o que está se passando na cena. Dito isso, qual vocês acham que leva mais vantagem nesse caso?

Alguns conteúdos não existem no mangá!

Dentre todas as diferenças nessa lista, provavelmente essa é uma das maiores. Muitas partes do anime são usadas como uma forma de “preenchimento” do arco, e não fazem parte da história original – cerca de 40% de todo o anime. Isso é quase metade! Mas há uma explicação! Como dito anteriormente, tanto o anime, quanto o mangá, estavam sendo produzidos na mesma época e Kishimoto não tinha como se recuperar. Por isso, o Studio Pierrot resolveu complementar com o que chamamos de “fillers”

Arte do mangá

A arte de Naruto no mangá / Créditos: Google Imagens

O universo de Naruto é muito bem desenhado e adaptado. Porém, em certas lutas, é difícil manter a qualidade o tempo inteiro – lembrando que isso é normal, pois já aconteceu em outros animes. Por isso, se você é uma pessoa que curte ler mangás ou se já tem algum em casa, repara que todas as batalhas são muito bem desenhadas e possuem uma pintura bem chamativa e bonita. Kishimoto não só mandou bem na construção da história, mas na arte do mangá também!

O mangá é muito mais sangrento!

Por conta das batalhas – e até mesmo das guerras – que aconteceram, é normal que apareça sangue, uma vez ou outra. No mangá, porém, é bem diferente! O número de personagens que aparecem sangrando é três vezes maior. Além disso, os ferimentos geralmente são graves e explícitos, causando uma sensação mais real. Ou seja, se você é uma pessoa que passa mal vendo esse tipo de situação, não aconselho ler o mangá!

O genjutsu de Kakashi

O genjutsu de Kakashi / Créditos: Nerd Hits

Uma das provas que o mangá é bem mais sangrento que o anime está nessa cena. Em Naruto Clássico, durante o teste dos guizos, Kakashi lança um genjutsu em Sakura. No mangá, ela vê Sasuke coberto de kunais, um pé quebrado e bastante sangue. Já no anime, o garoto está ferido com muitas kunais e sangue – sem o mesmo exagero da obra original.

Anko e a ferida de Naruto

Na segunda fase do Exame Chunin, Anko – a examinadora – incomodada com Naruto, acaba lançando uma kunai que atinge o rosto dele. No mangá, ela chega perto do nosso querido protagonista e lambe o sangue da ferida dele, mas no anime, acaba só passando o dedo. Ainda bem que trocaram, porque seria bem nojento!

O símbolo na testa de Neji é diferente

O símbolo na testa de Neji / Créditos: Critical Hits

Talvez muitos de vocês não saibam dessa, mas no mangá de Naruto, o selo amaldiçoado na testa de Neji Hyuga lembra bastante o símbolo do partido nazista – sendo que, na verdade, é um símbolo budista que já era usado bem antes. No entanto, para que as pessoas não se confundissem, ou achassem que o desenho podia ser à favor desse tipo de ideologia, o anime trocou para um “X”, como é conhecido pela maioria dos fãs.

O funeral após a Quarta Grande Guerra Ninja

O funeral após a Quarta Grande Guerra Ninja acontece tanto no anime como no mangá, mas há uma diferença entre eles. No mangá, ele tem o objetivo de homenagear Neji Hyuga, especificamente. Na versão animada, porém, o funeral é em respeito a todos aqueles que perderam a vida durante o conflito. Vocês sabiam dessa?

Sasuke Uchiha vai preso no anime

Sasuke preso pós guerra / Créditos: Critical Hits

No anime, Sasuke Uchiha é preso temporariamente, como forma de pagar pelos crimes que cometeu durante o tempo que passou fora de Konoha. No mangá, entretanto, Kakashi diz que o ex-aluno está perdoado por seus crimes e o deixa ir embora para viver a redenção.

Sakura tem mais destaque no anime

Para muitos, Sakura Uchiha é considerada inútil na parte clássica do anime. Mas depois de treinar com Tsunade Senju, ela se torna uma das kunoichi mais fortes, e ganha bastante destaque em vários momentos. Porém, no mangá, a história é completamente diferente. Embora Sakura tenha habilidades exemplares, a personagem raramente tem a chance de mostrá-las e não realizou muita coisa.

Essas foram algumas das diferenças entre o mangá e o anime de Naruto. Mas me falem nos comentários: qual dessas mudanças foi a melhor, e qual foi a pior? Vocês sabiam de algumas delas? Preferem acompanhar a história pelo mangá ou pelo anime?

Confira também:

Assista “As 10 diferenças entre o anime e o mangá de Naruto (…)” no nosso canal:

AS 10 DIFERENÇAS ENTRE O ANIME E O MANGÁ DE NARUTO QUE NINGUÉM PERCEBEU!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *