A HISTÓRIA DO CLÃ UCHIHA
O Clã Uchiha fez parte dos grupos de clãs mais nobres da vila e claro, um dos mais poderosos do anime – estando no mesmo nível que os Senju. Vale lembrar que ambos foram os responsáveis pela fundação de Konoha. Além disso, ao longo do anime, vimos que os Uchihas eram ninjas excepcionais, tanto em habilidades, quanto no domínio de técnicas e inteligência avançada na hora da batalha – e conhecemos muitos desses, não é mesmo? Aposto que vocês conseguiriam nomear um por um!
Após alguns anos, porém, o clã acabou sofrendo um massacre por um dos membros do clã, para que não seguissem adiante com o plano de golpe de estado e evitar uma possível guerra. Mas hoje, se mantém ativo por conta da Família Uchiha. Bom, só por isso vemos que há muito do que contar sobre esse clã, então, no vídeo de hoje, vamos contar toda a história do Clã Uchiha.
O Clã Uchiha é descendente de Indra Otsutsuki – o filho mais velho do Sábio dos Seis Caminhos – que herdou os “olhos” de Eremita, além de um chakra poderoso e habilidades espirituais. Quando chegou a hora de Hagoromo escolher um sucessor, ele questionou os dois filhos sobre o curso de ação, que seguiria para trazer ordem ao mundo. O mais velho acreditava que o poder era o caminho para a paz, enquanto o mais novo, Ashura, acreditava que o amor seria o caminho certo.
Pela resposta do filho mais novo condizer com os ideais que ele seguia, Hagoromo decidiu que Ashura seria o sucessor dele, e isso fez com que Indra ficasse com bastante ciúme e raiva, ao ponto de atacar o próprio irmão! Por conta disso, nasceu essa rivalidade entre os Clãs Senju – que eram descendentes diretos de Ashura – e os Uchihas. Vale lembrar que foi desse mesmo conflito que também surgiu a famosa “Maldição do Ódio”, muito falada por Tobirama Senju e por Tobi.
Antes da fundação das vilas ninja, os Uchihas foram um dos muitos clãs mercenários de aluguel. Por causa do Sharingan, e da proeza que tinham em combate, o Clã Uchiha ficou conhecido como um dos mais fortes clãs, o outro sendo o Clã Senju. Dentre todos eles, o destaque maior vai para Madara Uchiha, que após conseguir o Mangekyou Sharigan – a forma mais desenvolvida desse poder ocular – se tornou o mais poderoso e consequentemente, assumiu o controle do clã.
Só para vocês terem uma ideia: depois que o clã ficou sob o controle de Madara, os Uchihas foram ficando cada vez mais acima dos outros. Quando um lado escolhia o Clã Uchiha para fazer um serviço, o outro chamada os Senju, e vice-versa – o que fez com que essa rivalidade fosse aumentando cada vez mais, afinal de contas, além dos ideais serem diferentes, ambos estavam sempre em lados opostos em qualquer coisa!
Mas nem só de brigas viveram os clãs! O Clã Senju se cansou das lutas sem fim e se aproximaram do Clã Uchiha com um tratado de paz – lembrando que essa ideia veio de Hashirama Senju, líder dos Senju. Mas não pense que foi fácil! Durante uma batalha que durou um dia inteiro, Madara finalmente caiu, mas ainda se recusou a aceitar a trégua até que Hashirama matasse a si mesmo ou o próprio irmão. Testemunhando a determinação do rival para se matar, o líder dos Uchihas finalmente aceitou a trégua, terminando assim, a rivalidade sangrenta entre os dois clãs.
Sendo assim, os Senju e os Uchihas criaram no País do Fogo: Konoha – um sonho de infância tanto de Hashirama, quanto de Madara – que para quem não se lembra, os dois se tornaram amigos, mas sem que ninguém soubesse. O local foi o primeiro a ter um sistema de administração, que inspirou outros países a aderirem o mesmo modelo e terminando a Era dos Estados Combatentes. Mas o que ninguém esperava, é que os tempos ruins poderiam voltar, depois que Hashirama foi eleito o Primeiro Hokage e Madara – que foi o único Uchiha contra a essa decisão – viu que o clã dele iria diminuir depois disso.
Dessa forma, ele fugiu da vila e foi em busca da “própria realidade”. Esse acontecimento acabou renovando as lutas com Hashirama até a predestinada, batalha final no Vale do Fim, na qual o Primeiro Hokage resolveu proteger aquilo que acredita, “matando” o antigo melhor amigo, que tinha sucumbido à famosa Maldição de Ódio. Lembrando que mesmo já tendo acontecido com Indra e Ashura muito tempo antes, os filhos do Sábio dos Seis Caminhos pertencem a outro clã, e como os Senju e Uchihas são descendentes diretos, podemos dizer que esse foi o primeiro exemplo da maldição dentre os Uchihas. Dito isso, vamos continuar com nossa história!
Após a traição de Madara, o Segundo Hokage – Tobirama Senju, irmão de Hashirama – deu o controle da Polícia de Konoha aos Uchiha, como um sinal de confiança. De acordo com Tobi, esta foi realmente apenas uma maneira de manter o clã sob controle e de mantê-los longe dos assuntos de Konoha. Ao longo dos anos, alguns Uchihas, como Setsuna, descobriram o verdadeiro significado deste motivo e tentaram se rebelar contra a aldeia – assim como Madara fez – mas eles acharam que era tarde demais para fazer a diferença, pois os Senju já tinham abolido os rivais.
Mas não pensem que essa ideia foi deixada de lado – e vocês vão entender o porquê. Anos mais tarde, depois do ataque da Kurama em Konoha, muitos começaram a suspeitar que os Uchiha estavam por trás disso, visto que todos os membros desse clã poderiam controlar a besta usando o Sharingan – e de fato, foi um Uchiha quem fez isso, porém, ninguém imaginava que seria Obito, afinal, ele tinha “morrido” na guerra. E por conta disso, o Clã Uchiha foi forçado a viver em um canto da aldeia, banido do resto da comunidade, e colocada sob vigilância pesada.
Tudo isso acabou causando uma revolta nos Uchihas, afinal, nenhum deles havia feito aquilo, confirmando o que Madara havia dito anos antes. Sendo assim, todos os membros do clã começaram a bolar um plano para derrubar a vila. E ao longo disso, fomos conhecendo alguns deles: o primeiro deles foi Fugaku, que na época, era o líder dos Uchihas, também conhecido por ser marido de Mikoto e pai de dois personagens muito importantes da obra: Itachi – considerado o prodígio do clã, e um dos ninjas mais fortes do anime, além de ser um membro da Akatuski e Sasuke – companheiro de Naruto no time 7, e um dos personagens mais poderosos atualmente.
Falando em Itachi… ele foi um dos poucos ninjas que discordaram desse golpe de estado – mas não estava sozinho! Shisui Uchiha – outro ninja considerado expecional do clã, mesmo não tendo muito tempo de tela – acabou se juntando a ele para impedir que o plano seguisse em frente. Mas ao longo do caminho, tudo começou a dar errado! Para quem não se lembra, Shisui possuía um poder muito importante, vindo do Mangekyou Sharingan: o Kotoamatsukami, genjutsu capaz de controlar a mente de alguém – que no caso, seria a de Fugaku, fazendo com que o líder desistisse daquela ideia. Porém Danzō, determinado em proteger a vila da única maneira que era “possível”, roubou olho direito do garoto.
Infelizmente, depois desse acontecimento, Shisui e Itachi se reuniram tristes já que eles não conseguiram parar o clã, e antes de acabar tirando a própria vida, Shisui entregou o olho esquerdo para Itachi, confiando a ele a missão de proteger a vila e o nome dos Uchihas – além de impedir que Danzo arrancasse o próprio olho. Com a morte do melhor amigo, o prodígio do clã acabou contando tudo para Hiruzen Sarutobi, que na época, era o Hokage da vila. Imediatamente, o Terceirão discordou sobre o tratamento que os Uchihas estavam recebendo e tentou negociar com uma solução mais pacífica, mas como o tempo passou, a estratégia parecia estar ficando cada vez mais inútil – e difícil.
Sendo assim, Danzo tomou a liberdade de resolver essa questão com as próprias mãos: induziu Itachi a cometer o genocídio, falando sobre um cenário de uma possível guerra, no qual várias pessoas seriam vítimas desse conflito, incluindo as crianças, como o irmão mais novo dele. E durante uma noite, todo o clã sofreu um massacre, sendo Sasuke o único membro que ficou vivo – já que essa foi a condição de Itachi para Danzo.
Ao longo do anime, e após a extinção do clã, todos vimos que Sasuke passou todos os anos da vida dele planejando a vingança contra o irmão mais velho – que havia se tornado nukenin, e se juntado a Akatsuki. Inclusive, todos nós pensamos que eles eram os únicos Uchihas sobreviventes, até que um deles acabasse morrendo em combate. Até descobrirmos a existência de Tobi, que na verdade, era Obito Uchiha – antigo membro do clã, que foi aluno do time 7 de Minato, ao lado de Rin Ohara e Kakashi Hatake. Aposto que a maioria aqui não esperava esse plot twist, assim como eu!
Após a morte de Itachi, Tobi foi atrás de Sasuke para contar que estava por trás do ataque da Kyubi e revelar toda a verdade sobre o massacre do Clã Uchiha, revelando o quanto o irmão mais velho do garoto tinha sofrido ao longo do processo – fazendo com que Sasuke quisesse, a todo custo, destruir Konoha pelo que haviam feito. Mais tarde, durante a Quarta Grande Guerra Ninja, Itachi, já reencarnado, contou mostrou, através do Mangekyou Sharigan, tudo o que tinha acontecido naquela época para o irmão.
Ao fim da Quarta Grande Guerra, Sasuke se tornou, oficialmente, o único Uchiha vivo e legítimo. Mas essa situação não durou muito tempo, pois ele resolveu dar uma chance ao amor e acabou se casando com a antiga companheira de equipe dele, Sakura. Depois, os dois tiveram uma filha, Sarada e hoje, formam a Família Uchiha, que se mantém ativa até os dias de hoje, em Boruto: Next Generations.
0 Comentários