Conheça nossa loja de roupas

Clique aqui

A HISTÓRIA DO CLÃ SENJU

O Clã Senju foi um dos mais importantes da franquia de Naruto, pois além de serem um dos responsáveis pela fundação de Konoha, eles possuem uma influência muito forte – até hoje – na política da vila, através da filosofia da “Vontade do Fogo”. Ao longo do anime, fomos apresentados a alguns membros bastante poderosos que realizaram grandes feitos na Folha, como por exemplo, o sistema da Folha, a Academia Ninja e uma equipe médica excelente.

Muitos jutsus essenciais da obra também vieram dos Senju, entre eles, o Clone das Sombras, muito usado pelo nosso querido protagonista. Só de citar tudo isso, vemos o quanto esse clã possui bastante história, não é mesmo? E no hoje, vou contá-la para vocês.

O Clã Senju é descendente de Ashura Otsutsuki – um dos filhos do Sábio dos Seis Caminhos – que além de ter herdado a força e energia física do pai, também acreditava que o amor era a única maneira de trazer a paz para o mundo ninja. Por isso, Hagomoro sempre favoreceu os ideais do mais novo, e o escolheu para ser o sucessor dele. Indra, o filho mais velho, sentia que deveria ser nomeado a herdeiro, e atacou Ashura. Toda essa história explica a rivalidade – que durou por muito tempo – entre os Senju e os Uchiha – que são descendentes diretos de Indra.

Os Senju ganharam fama na era antes da fundação das vilas ocultas. Enquanto outros clãs se focavam em dominar um conjunto particular de habilidades, os Senju eram prodígios em todas as habilidades, desde ninjutsu, a taijutsu e genjutsu. Por isso, eles eram conhecidos como “o clã com mil habilidades”, que lhes deu seu nome “Senju” – que significa “mil habilidades” e “mil anos”.

Ao longo do anime, conhecemos alguns membros desse clã. O mais famoso deles é Hashirama Senju, cujo estilo único – que seria, o estilo madeira – deu a habilidade dele controlar as Bijuus, e o fazendo o maior shinobi de todos os tempos – o título de Deus Shinobi não é à toa, não é mesmo? No entanto, o mundo ninja estava em constante guerra e derramando muito sangue. Hashirama tinha um carinho muito grande pelos companheiros e queria trazer a paz. Por isso, como líder dos Senju, propôs uma trégua ao Clã Uchiha.

Apesar de no primeiro momento não terem aceitado a trégua, os Uchiha finalmente cederam e se renderam ao carisma e habilidade de negociação do Primeiro Hokage. Mas não pense que foi fácil assim! Durante uma batalha que durou um dia inteiro, Madara Uchiha finalmente caiu, mas ainda se recusou a aceitar a trégua até que Hashirama matasse a si mesmo ou o próprio irmão. Testemunhando a determinação do rival para se matar, Madara finalmente aceitou sua trégua terminando assim a rivalidade sangrenta entre os dois clãs.

Trégua entre os clãs Senju e Uchiha / Créditos: Fórum de Animes

Sendo assim, os Senju e os Uchihas criaram no País do Fogo: Konoha – um sonho de infância tanto de Hashirama, quanto de Madara. O local foi o primeiro a ter um sistema de administração, que inspirou outros países a aderirem o mesmo modelo e terminando a Era dos Estados Combatentes. Mas o que ninguém esperava, é que os tempos ruins poderiam voltar, depois que Hashirama foi eleito o Primeiro Hokage e Madara – que foi o único Uchiha contra a essa decisão – viu que o clã dele iria diminuir depois disso.

Dessa forma, ele fugiu da vila e foi em busca da “própria realidade”. Esse acontecimento acabou renovando as batalhas com Hashirama até a predestinada, batalha final no Vale do Fim, onde o Primeiro Hokage resolveu proteger aquilo que acredita, “matando” o antigo melhor amigo, que tinha sucumbido à famosa Maldição de Ódio.  

Vale lembrar que os Senju também eram parentes distantes de um outro clã: os Uzumaki. Ambos tinham uma ligação muito forte, ao ponto de o Clã Senju homenageá-los com o símbolo do Clã Uzumaki nos uniformes de Konoha – que continua até os dias de hoje. Além disso, havia muitos casamentos entre os membros dos dois clãs, e o maior exemplo disso é a união do Primeiro Hokage, Hashirama Senju, com Mito Uzumaki.

Isso também poderia explicar o porquê dos Senju terem “sumido do mapa”. Na verdade, não há nenhuma evidência que comprove o que aconteceu com o Clã Senju, mas essa seria uma das teorias. Ao seguir por essa linha de pensamento, a “Vontade do Fogo” teria tomado conta dos Senju. Sendo assim, os membros do clã passariam a ver Konoha como o verdadeiro clã, deixando de lado as barreiras e conceitos tradicionais para abraçarem as descendências e linhagens de outras famílias.

A teoria faz mais sentido ainda se pensarmos em como a forma como os Uchihas enxergavam para o clã acabou levando-os a própria destruição. Eles que acabam vendo-se como superiores aos demais e por isso deveriam liderar, terminaram sendo afastados e posteriormente eliminados. Já os Senju, por se misturarem aos demais, mesclando-se ao povo de Konoha, estando presentes em todo e em nenhum lugar em simultâneo. Faz algum sentido?

Ao longo dos anos, o clã Senju manteve a supremacia sobre Konoha, e fez da aldeia o que ela é hoje. Depois da morte do Primeiro Hokage, outro membro do clã assumiu o posto: Tobirama Senju. Antes de assumir o posto, ele já trabalhava ao lado do irmão como conselheiro nas questões políticas. Já como Segundo Hokage, montou todo o sistema social e político do mundo ninja, além de ser responsável por criar a Academia Ninja e a Polícia de Konoha. E não podemos esquecer que ele também originou alguns jutsus muito importantes da obra, como Clone Das Sombras e o Edo Tensei.

Tobirama Senju / Créditos: Ei Nerd

Não podemos deixar de mencionar um outro membro importante e conhecido do Clã Senju: Tsunade. Assim como o avô, ela também possui ótimas habilidades de regenração, uma força monstruosa e é uma excelente ninja médica. Além disso, fez parte dos Três Sannins Lendários, e foi convencida a voltar para Konoha e se tornar a Quinta Hokage. Atualmente, é uma das kunoichi mais fortes do mundo ninja – ao lado da pupila dela, Sakura Uchiha.

Tsunade Senju / Créditos: Ei Nerd

O irmão de Tsunade, Nawaki Senju, também foi outro membro apresentado durante a obra. O que mais chama a atenção no personagem são as características semelhantes ao nosso querido protagonista, como por exemplo, a aparência física – que diferente somente na cor do cabelo – mas principalmente no sonho de ser Hokage – pois o jeito de ambos também era bastante parecido. Infelizmente, o menino morreu em batalha após de ser capturado em uma armadilha explosiva durante uma missão com Orochimaru e outros dois shinobi. 

Não se sabe se o Clã Senju ainda existe como um clã independente desde que ele se tornou um dos quatro clãs nobres de Konoha, e nem existem pessoas conhecidas com o sobrenome “Senju” – com exceção de Tsunade, que até então, é a única Senju legítima, que continua viva. No entanto, o legado deles vive fortemente no coração dos cidadãos de Konoha, por conta da filosofia da “Vontade do Fogo”.

Confira também:


Assista “a história do Clã Senju” no nosso canal:

O PASSADO ESQUECIDO DO CLÃ SENJU | HISTÓRIA DO CLÃ SENJU EM NARUTO

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *