A HISTÓRIA DE JIRAYA
Entre os diversos personagens marcantes que Naruto apresenta, poucos se tornaram tão queridos quanto Jiraiya, não é mesmo? Além de professor de diversos personagens importantes, um dos três ninjas lendários de Konoha e um escritor infame, o shinobi tem uma história incrível. E mesmo após a morte, continua sendo lembrado por todos que estiveram presentes na vida dele. Por isso, vamos contar a trajetória desse personagem tão marcante!
A história de Jiraya começou bem antes da aparição dele no mangá/anime – quando ele ainda era uma criança e fazia parte do time 7, ao lado de Tsunade Senju e Orochimaru, todos alunos de Hiruzen Sarutobi, o Terceiro Hokage. Inclusive, a relação dele com a equipe é semelhante à de Naruto com o time 7 de Kakashi – como se fosse a versão 1.0.
Na época de estudante, Jiraya não era tão bom quando se tratava de cumprir tarefas e aprender jutsus – lembra aquele teste dos guizos de Kakashi? Pois bem, ele começou com o Terceiro Hokage, e foi passado de geração em geração. E por ser um péssimo aluno, o Sábio Tarado não conseguiu passar e foi preso ao tronco – assim como Naruto, anos mais tarde.
Mas foi em uma dessas tarefas que algo inesperado aconteceu. Ao tentar reproduzir o jutsu de invocação, e como não tinha um “contrato” com algum animal, acabou parando no Monte Myōboku, o lar dos sapos. A partir desse momento, ele começou a treinar e se fortalecer como ninja: além de aperfeiçoar os jutsus, também alcançou um ótimo controle de crakra, “assinou” com os sapos para efetuar o jutsu de invocação, e treinou o senjutsu. Lembrando que ele não deixou a equipe de lado! Continuava a fazer missões e treinar com o time 7.
Depois de muitos anos frequentando o Monte Myōboku, Jiraya concluiu toda a trajetória por lá, mas antes, o Grande Sábio Sapo o chamou, e fez uma profecia: que um dia, o Sannin Lendário iria escolher se um dos alunos dele salvaria ou destruiria o mundo. Desde então, ele viajou pelo mundo à procura desse estudante que faria essa grande mudança.
Ao voltar para a terra natal, e se tornar Jounin, Jiraiya também passa a ser professor de Minato Namikaze e dois outros genin desconhecidos – muitos acham que a menina é a mãe de Sasuke e Itachi, Mikoto Uchiha, e o outro menino, o tio do Lámen. Vocês têm algum palpite? Falem nos comentários. E nesse meio tempo galera, tomou um interesse particular por Minato, tomando-o como um aprendiz, e ensinando-lhe a Técnica de Invocação. Em algum momento, o Sannin fala para o garoto sobre a profecia, e o relâmpago amarelo de Konoha considera que pode ser a tal criança.
Durante a Segunda Guerra Mundial Shinobi, Jiraiya e os ex-companheiros de equipe lutaram contra Hanzō, o líder de Amegakure, que ficou impressionado por todos conseguirem sobreviver à uma luta contra ele. Por isso, fez uma proposta: que os shinobi de Konoha aceitassem o título de “Três Sannins Lendários” e em trocar, os deixaria vivos.
Quando a luta acabou, os Sannins encontraram três jovens órfãos de Amegakure. Orochimaru sugere matar as crianças para poupá-los da crueldade do mundo – e pensando bem, teria poupado muita coisa, não é? – mas Jiraiya decide cuidar deles por um tempo e ensiná-los ninjutsu. E ao descobrir a existência do Rinnegan em Nagato – que foi utilizado pelo sábio dos Seis Caminhos para salvar o mundo – o Sannin acredita que ele seja a criança da profecia.
Após três anos, o Sábio Tarado sentiu que Yahiko, Nagato e Konan estavam preparados enfrentar qualquer obstáculo que tinha pela frente, voltando para Konoha e os deixando seguir os próprios objetivos. Inclusive, ele chega a pensar que os jovens foram mortos durante um incidente – o que mais tarde, descobriu que não.
Os anos se passaram, e Jiraya escreve um livro, chamado “, O Conto do Shinobi Totalmente Corajoso. Minato, agora o Quarto Hokage, pensa que o livro era excelente, e elogia o antigo sensei, dizendo que o protagonista se parecia muito com ele. Foi então que o Relâmpago Amarelo de Konoha revela que Kushina estava grávida, e queria criar seu filho para ser um grande shinobi, como o protagonista do livro, e por isso eles decidiram chamá-lo de “Naruto”, exatamente como o personagem principal – e foi um dos momentos mais lindos do anime.
Mas nesse mesmo momento, Jiraya teve que enfrentar uma das maiores decepções da vida dele: ver o antigo de companheiro de equipe trair a vila. Para quem não se lembra, Orochimaru foi uma das opções de Hiruzen para assumir o título de Quarto Hokage, mas esse cargo foi passado para Minato. Além disso, o Sannin usava diversas cobaias para os experimentos dele, pois a sede por aprender jutsus era muito grande. Com isso, acabou saindo de Konoha.
Por muito tempo, Jiraya tentou trazer Orochimaru de volta – semelhante ao que Naruto fez com Sasuke – mas acabou não funcionando. Após sentir que o motivo do ex companheiro de equipe não ia voltar, começou a monitorar todos os passos dele e da Akatsuki. Ao fazer isso, o Sannin não conseguiu cumprir o desejo do Terceiro Hokage, que era Jiraya assumir o posto de Quinto Hokage, visto que trazer Orochimaru de volta, se tornou prioridade.
Agora voltamos para o momento em que Jiraya aparece pela primeira vez no anime. Para quem não se lembra, foi durante o Exame Chunin, e conhece Naruto enquanto fazia “as pesquisas dele” nas Fontes Termais. Depois que o Sannin nocautear Ebisu – aquele carinha de óculos escuros, todo estranho – por pegá-lo espiando as mulheres, Naruto exige que ele treine o garoto. No começo, Jiraya se recusa, mas aí o Naruto apelou para o jutsu sexy e vocês já sabem né… ele topou. Inclusive, a partir desse momento que surgiu o apelido de “Sábio Tarado”.
Primeira aparição de Jiraya no anime / Créditos: Wiki Naruto | Fandom
Quando eles começam a treinar, Jiraiya remove o Selo dos Cinco Elementos que Orochimaru colocou no estômago de Naruto, o que lhe permitiu usar o chakra da Nove Caudas. Para ensinar-lo como tirar proveito das reservas de chakra da Kurama, o Sannin ensina ao garoto como usar o jutsu de invocação, mas teve resultados muito ruins. Então, ele teve a brilhante ideia de empurrar o protagonista do penhasco – com a ideia de força-lo a usar o chakra da raposa – mas Naruto sobrevive pois conseguiu invocar Gamabunta.
No dia da terceira fase do Exame Chunin – mas especificamente na luta de Sasuke e Gaara – Orochimaru interrompe o evento, com ataque à Konoha. Jiraiya é um dos ninjas que a defende, invocando Gamahiro para impedir que as cobras destruíssem ainda mais a vila. Infelizmente, ele não consegue chegar até o Terceiro Hokage a tempo, e o antigo líder da vila acaba morrendo. O impacto foi tão grande, que o Sannin decidiu não comparecer ao enterro.
Com a morte do Sandaime, os anciãos da aldeia, Homura Mitokado e Koharu Utatane, solicitam que Jiraiya se torne o próximo Hokage, mas ele rapidamente recusa. Em vez disso, se oferece para procurar sua ex-companheira de equipe, Tsunade Senju, pedindo apenas que Naruto seja levado junto – durante essa busca, o Sábio Tarado ia treiná-lo.
Mas antes de encontrar Tsunade, a dupla se cruza com dois membros da Akatsuki: Itachi Uchiha e Kisame Hoshigaki, que tinham como objetivo, capturar Naruto. Depois de perceber que estava sendo enganado, Jiraya reaparece, usa a técnica a Invocação: Prisão da Boca do Sapo para prender Itachi e Kisame. Ninguém jamais conseguiu escapar desta técnica antes, mas Itachi usa o Amaterasu para incinerar as paredes e escapa. Logo após esse acontecimento, Naruto e Jiraiya retomam sua busca por Tsunade, e o Sannin ensina o Rasengan para o garoto, ao longo do caminho, para mantê-lo ocupado.
Jiraya e Naruto encontram Itachi e Kisame / Wiki Naruto | Fandom
E vocês sabem o que tudo isso ocasionou, não é? Uma luta entre os Três Sannins Lendários de Konoha. Jiraya conseguiu se recuperar a tempo – pois na noite anteior, havia sido drogado por Tsunade – e juntos, vencem a batalha contra Orochimaru. Depois que tudo terminou, já convicta da decisão, a Ninja Médica aceita se tornar a Quinta Hokage.
Quando retornam à vila, depois de todos se recuperarem do exame Chunin, Sasuke abandona Konoha e vai em busca de Orochimaru. Para quem acompanhou, viram que a missão de trazê-lo de volta fracassou. Ao ver que Naruto estava muito mal por não conseguir impedir que o amigo saísse da aldeia, Jiraya o encoraja a desistir disso por enquanto, e se tornar um ninja forte. E chegando ao final de Naruto Clássico, vemos o Sannin levar o pupilo para treinar fora durante três anos.
Em Naruto Shippuden, Jiraya e Naruto retornam logo no primeiro episódio da série, depois de todo esse tempo treinando. O Sannin deixa o pupilo sob a responsabilidade de Kakashi, para que assim, consiga monitorar, novamente, os passos da Akatsuki. Mas assim que soube sobre o ataque à vila da Areia, e sobre o sequestro do Kazekage, logo retorna para a folha. Já ciente da situação, Tsunade envia Naruto e a equipe para auxiliarem no resgate de Gaara, e Jiraiya dá a Kakashi um selo como precaução para caso o jovem jinchuriki perca o controle.
Após essa missão, Tsunade, Kakashi e o Sannin se reúnem para discutir o controle que Naruto tem sobre a Nove Caudas, notando que houve uma piora. Como resultado, eles decidem manter Yamato por perto do garoto, para que ele possa detê-lo caso seja preciso.
Depois que a Vila da Folha receber notícias de que Sasuke matou Orochimaru. Jiraiya ajuda Tsunade a planejar o próximo passo da vila, que envia um esquadrão de oito pessoas em busca de Itachi, visando encontrar o irmão mais novo que também o estaria procurando. Enquanto isso, o Sannin discute com a Hokage as informações que obteve sobre o líder da Akatsuki, antes de partir para a Vila da Chuva para investigá-lo de perto. E quem lembra da aposta de que eles fizeram? Tsunade aos prantos, sentindo que ele não voltaria? Foi uma cena bem triste.
Lá, ele começa a reunir informações sobre o misterioso Pain – interrogando alguns moradores da Vila. Em seguida, é confrontado por Konan, a antiga aluna dele, que o segura a chegada do líder da Akatsuki. Reconhecendo o Rinnegan, Jiraiya identifica que Nagato é o oponente dele, e decide derrotá-lo para prevenir que o outro ninja destrua o mundo, pois ainda acredita que ele é a Criança da Profecia.
Mas infelizmente, galera, sabemos o que aconteceu. Quase no fim da vida, Jiraiya reflete sobre as falhas que teve, e depois, começa a pensar em Naruto. Inspirado pelo aluno, ele se recusa a desistir, conseguindo enviar uma mensagem sobre o que descobriu sobre Pain para Konoha, e morre com um sorriso após considerar o capítulo final de sua vida satisfatório. Nesses últimos momentos, ele também muda de ideia sobre a Criança da Profecia, decidindo que ela seria Naruto, e não Nagato como ele pensava antes.
Apesar de encontrar um fim permanente em Naruto Shippuden, o personagem retorna em Boruto. Isso acontece no arco em que Boruto volta ao passado com Sasuke, encontrando um jovem Naruto e Jiraiya ainda vivo, já que eles voltam para um momento pouco depois de Sasuke abandonar Konoha e ir ao encontro de Orochimaru. Acho que ninguém esperava por essa, não é mesmo?
Os quatro trabalham juntos contra as tentativas de Urashiki Otsutsuki de tomar o chakra da raposa de Nove Caudas. Eventualmente, Jiraiya descobre que Boruto e Sasuke vem do futuro, identificando este último corretamente e recebendo a confirmação disso, antes de o Uchiha apagar as memórias dele com o Sharingan.
Para quem está acompanhando Boruto, sabe que Jiraiya também teve influência nessa nova história, devido à criação de um clone dele, Kashin Koji. Além disso, os ensinamentos continuam a influenciar a nova geração de ninjas apresentados na série.
Mas me falem nos comentários: vocês acham que outros personagens podem aparecer em Boruto? Acham que o Jiraya poderia ter vivido mais tempo? Vocês gostariam de mais vídeos como esse?
[…] A HISTÓRIA DE JIRAYA […]
[…] aprendendo técnicas poderosas como o Rasengan e o Modo Sábio. Além disso, ele foi treinado por Jiraiya, um dos lendários Sannin, o que ajudou a moldar seu caminho como ninja. Naruto também começou a […]