A HISTÓRIA DA KONAN
Entre todos os personagens de Naruto, poucas kunoichi possuem um grande destaque, e uma delas, é Konan. Apesar de termos assistido poucas lutas da personagem, vimos o quanto ela consegue lutar facilmente com pessoas de grande nível, entre elas, Jiraya – mesmo que por um breve momento – e Obito. Por isso hoje vou contar toda a história dela – desde a infância na guerra, até a morte do nosso anjo de papel.
Apesar de a primeira aparição de Konan ter sido em Naruto Clássico – e não era bem ela exatamente, galera, mas sim por meio daquele holograma de comunicação da Akatsuki – a história começou bem antes disso. Quando era pequena, perdeu a família durante a Segunda Guerra Mundial Ninja. Algum tempo depois, ela foi encontrada por Yahiko e juntos, trabalharam para sobreviver.
Em seguida, quando estava procurando por comida, Konan encontrou Nagato e o cãozinho dele, Chibi, levando ambos para o esconderijo que ela tinha junto com Yahiko. A partir daquele momento, os três se tornaram grandes amigos – e inseparáveis – pois todos estavam lutando para se manter vivos naquele momento, ainda mais depois de terem perdido todos que amavam para a Guerra.
Após uma batalha entre os Três Sannins Lendários e Hanzo da Salamandra, eles foram ao encontro dos shinobi, que os deram comida. Konan impressionou-lhes, fazendo uma flor elaborada fora com os papéis deixados para trás como um sinal de gratidão. Quando Orochimaru sugere matá-los para que eles não tivessem que sofrer os horrores da Guerra, Jiraiya, optou por ficar e ensinar as crianças como cuidarem de si mesmos.
Durante o tempo que ficaram com Jiraya, além de aprenderem ninjutsus, o Sannin também criou um sistema de defesa – para verificar se o esconderijo deles poderia ser alvo de inimigos – composta por quatro placas – cada uma com um lado branco, que tinha uma imagem de sapo, e vermelho – unidas à uma parte da parede, cada um com os respectivos nomes.
O objetivo das placas era muito simples: o lado vermelho, significava que eles estavam no esconderijo, enquanto a placa branca, que tinham saído. Caso o lado vermelho estivesse virado, sem ninguém lá dentro, poderia significar que foi capturado pelo inimigo. Mas se a placa estivesse virada para o lado branco, com alguém no local, provavelmente o adversário se transformou nessa pessoa e se infiltrou no esconderijo. Inclusive, Jiraya deixou um assolhado, entre tábuas, para servir de fuga para os três. Incrível, né?
Bom, depois de garantir que eles estavam bem para encarar o mundo sozinhos, Jiraya volta para Konoha. Tempos depois, os três resolvem fundar a Akatsuki, uma organização que tinha como objetivo, trazer paz para o mundo ninja. A ideia foi tão boa, que eles conseguiram reunir um grande número de seguidores, e por isso, teriam que abandonar o esconderijo que viviam.
Quando eles estavam prestes a sair e virar as placas, um esquadrão ninja atacou o esconderijo, criando uma explosão que resultou em um buraco no teto que eles. Yahiko – após Konan virar a placa dela, enquanto ele estava preste a virar a própria – percebeu o ataque a tempo, e usou a rota de fuga antes dos shinobi entrarem no esconderijo. Lembrando, galera, que isso tudo aconteceu porque Hanzo temia que a Akatsuki o derrubasse e eles, se tornassem líderes de Amegakure, e acabou sequestrando Konan.
Yahiko e Nagato foram de encontro a Hanzo e os ninjas que invadiram o esconderijo, para salvar a companheira de equipe. Mas para que Konan voltasse com vida, o vilão disse que Nagato precisava matar Yahiko. A kunoichi gritou para que ambos fugissem, mas antes que eles pudessem pensar em qualquer coisa, Yahiko esfaqueou-se com a kunai na mão de Nagato, e pediu para que os amigos sobrevivessem ao mundo ninja.
Só por essa ação vemos que além do sentimento de amizade, Yahiko também estava apaixonado por Konan, ao ponto de tirar a vida dele pela dela. Vale lembrar que em um dos episódios, há uma aproximação entre os dois, e que dá a entender que estavam prestes a se beijar. Não sabemos se isso de fato aconteceu, mas tudo indica que sim. Vocês gostariam de ter visto os dois juntos?
Konan e Yahiko / Créditos: Fandom
Depois da morte de Yahiko, Konan e Nagato seguiram com a Akatsuki. Apesar de manter o mesmo plano, a estratégia era outra: conseguir paz, através da dor. Além de aceitarem a oferta de Tobi, os dois começaram a recrutar vários Nukenin Rank S para organização – inclusive, vimos que ela foi atrás de Sasori – e ofereciam serviços como um grupo de mercenários para as aldeias ninja, ganhando o dinheiro necessário para financiar os planos de longo prazo.
Algum tempo depois, Nagato sob o pseudônimo de Pain, começou uma guerra civil dentro de Amegakure, e como mensageira dele, Konan prometeu aos aldeões que iria trazer a mudança para a aldeia e outras nações. Nagato acabou matando Hanzō, e Konan assumiu a identidade do vilão, para que o restante do mundo ninja ainda pensasse que ele estava vivo, e sobre o controle da Vila da Chuva.
Então voltamos para a primeira aparição de Konan no anime: em uma reunião da Akatsuki – no qual eles apareciam em forma de silhueta – todos discutiam sobre Orochimaru querer tomar posse do corpo de Sasuke Uchiha, além da captura da Nove Caudas – ou seja, como iriam sequestrar Naruto – e saber quais seriam os próximos passos da organização.
Antes de entrarmos em Naruto Shippuden, é preciso falar sobre a parte do Exame Chunin. Vocês lembram que, durante os anos que Naruto passou fora treinando com Jiraya, os ninjas de Konoha fizeram outra prova para subir de nível? Pois bem. Eles mandaram Kakashi Hatake ir até a apresentar um convite para o início do exame conjunto entre as duas aldeias, supondo que Hanzo ainda está vivo e é o líder.
Para manter esta fachada, Konan disfarçou-se de Hanzō, recebendo o convite e mandando Kakashi ir embora. Depois, ela se aproximou de Pain e perguntou qual seria o próximo passo. Decidindo que era muito cedo para fazer quaisquer movimentos sérios, ele disse à kunoichi para aceitar a oferta, e enviar algumas equipes de Genin para os exames.
Como Konan atribuiu vários Genin como equipes para as provas, ela também informou-os para manter silêncio sobre a morte de Hanzo. Além disso, ela atribuiu à três kunoichi para usarem os Exames Chunin como meio para reunir informações sobre outros ninjas, e particularmente procurar shinobi com níveis de chakra imensos na possibilidade de que eles sejam os jinchurikis.
Para quem não se lembra, os exames Chunin terminaram mais cedo, antes de iniciar a fase final, devido à controvérsia que aconteceu no segundo exame. Também foi decidido que um relatório, sobre o desempenho de cada participante, seria enviado para o respectivo líder da aldeia, e eles para decidiriam quem subiria de nível. A partir daí, Konan escolheu promover todas as três kunoichi, e atribuiu-lhes uma missão de rank S.
Chegando em Naruto Shippuden, vemos que, apesar de não aparecer muito no começo, Konan durante a maior parte das reuniões da Akatsuki – através da silhueta, sempre ao lado de Pain. Ela é uma pessoa calma por natureza, e não dizia uma palavra, seja para discutir os planos da organização, ou nos rituais de selamento – que aliás, ela foi vista na extração de Shukaku e Nibi e bem depois, na extração das Seis Caudas.
A primeira vez que Konan apareceu foi quando Jiraya se infiltrou em Amegakure. Antes, ela havia alertado Pain sobre a chegada de Tobi, e quando percebeu que havia um invasor, usou várias borboletas de papel para encontrar o antigo professor dela. Depois de localizá-lo, Konan informou a Pain e manteve o Sannin no campo de batalha até que o companheiro de equipe chegasse.
No começo, ela atacou Jiraiya com um enxame de papel e criou uma lança de papel, mas o Sannin percebeu o ataque e desviou, usando a técnica de fogo de sapo, levando Konan recuar. Jiraiya a reconheceu e cumprimentou-a pela força e beleza, comentando que ela havia se tornado uma mulher muito linda – e não há como discordar! – e enquanto eles lutavam, Jiraiya rebateu as técnicas dela com um ataque à base de óleo, e a imobilizou com o cabelo comprido, mas Konan foi salva por Pain. E depois, sabemos o que aconteceu! Infelizmente, o Sábio Tarado acabou morrendo.
Chegando no arco de Pain, Konan, acompanhada de Pain, vai para Konoha com o objetivo de capturar Naruto. Perto da aldeia, os dois rapidamente, eliminam uma patrulha de ninjas na fronteira, onde Pain ordenou que ela não poupe a vida de ninguém. Na invasão da vila, foi mostrado a kunoichi perguntando a um shinobi o paradeiro de Naruto, enquanto estavam presos no papel.
Konan recuou e logo depois, começou a lutar contra o clã Aburame, até descobrir que Pain tinha decidido utilizar uma das técnicas mais perigosas dele. Preocupada com a saúde do companheiro de equipe, ela implorou para que ele não use o jutsu. Pain, no entanto, manteve claramente a opinião formada, e utilizou o Shinra Tensei em larga escala. Após isso acontecer, Konan afirmou que ficaria perto de Nagato, de agora em diante. Em seguida, dispersou o clone de papel, e permaneceu com o amigo durante todo o resto da invasão, pedindo constantemente que ele não forçasse a si mesmo.
Após Naruto encontrar a localização deles, Konan tentou impedi-lo de chegar perto de Nagato, que disse para ela se afastar. A kunoichi fez como ele pediu, e escutou a conversa, mas ficou preocupada com a condição do amigo. Quando Naruto disse a opinião dele sobre os ideais que ambos tinham, Nagato mudou de ideia, e decidiu reavivar todo o povo de Konoha que morreu nessa invasão, fazendo Konan perceber que isso iria custar a vida de Nagato. Sabendo que não poderia detê-lo, no entanto, ela só ficou maravilhada com Naruto – o efeito do discurso no jutsu né, galera?
Depois que todos os ninjas de Konoha voltaram à vida, Nagato confiou a tarefa de encontrar a paz para Naruto. Konan, em seguida, embrulhou os corpos de Nagato e do Caminho Deva – que era o corpo de Yahiko – nos papéis para levá-los com ela, de volta à Amegakure. Quando Naruto falou sobre ficar na Akatsuki, ela disse que Nagato e Yahiko significavam tudo para ela, e agora ela iria deixar a organização, indo para a própria aldeia, ajudar Naruto a realizar sonho de trazer a paz ao mundo. Ela deu-lhe um buquê de flores de papel para simbolizar uma trégua e desejou que se tornariam “flores da esperança que nunca morre” para ele. Que momento lindo!
Já em Amegakure, Tobi se infiltrou na aldeia com o objetivo de achar o corpo de Nagato e roubar o Rinnegan dele, que foi confrontado por Konan. No começo, ele pede para que ela contasse onde está a localização do cadáver, mas além de negar, a kunoichi revelou que estava esperando por ele enquanto se preparava para destruí-lo sozinha. Tobi aceitou o desafio, dizendo que não iria ser leve, apenas porque ela era uma ex-membro da Akatsuki.
Antes que eles pudessem se engajar em uma batalha, ele perguntou por que ela e Nagato traíram a Akatsuki por causa do Naruto, e Konan respondeu que o garoto era a personificação da luz, além de trazer a todos a flor da esperança, e também, renunciou à alegação de Tobi sobre o Rinnegan, dizendo que era um tesouro da Vila Oculta da Chuva.
Ela atacou Tobi com Shuriken de Papel em uma tentativa frustrada, já que passou direto pelo corpo de dele. Em seguida, tentou envolvê-lo em um formulário de papel dissipada, vendo que Tobi planejou deformá-la em uma dimensão. Mas, para surpresa dele, Konan tinha misturado selos explosivos com os papéis, envolvendo os dois na explosão. Apesar de ambos se salvarem, Tobi perdeu um braço teve uma parte da máscara quebrada.
Ele aplaudiu sarcasticamente Konan e a tentativa dela de matar os dois, e a kunoichi respondeu, através de uma pergunta, se ele realmente queria saber por que o traiu. Mesmo depois do vilão manifestar que não tinha interesse em saber, ela ainda respondeu irritada que o motivo era porque Tobi era a “escuridão”, um lugar onde as flores não podem fazer nada além de murchar e morrer. Depois ativou uma técnica secreta, dividindo o lago abaixo deles, que o engoliu.
Konan na batalha contra Obito / Créditos: Google Imagens
Sabendo que Tobi podia permanecer intangível por cerca de cinco minutos, ela havia plantado 600 bilhões de selos explosivos em seu Kami no Shisha no Jutsu que poderia produzir explosões durante dez minutos contínuos para afetar Tobi. Exausta, ela caiu de joelhos após seu jutsu acabar. Aparentemente, Konan estava com a vitória, mas não esperava que o adversário fosse recorrer a um jutsu muito poderoso do Mangekyou Sharingan: o Izanagi.
Apesar de ter perdido o braço direito e metade de cima da máscara, Tobi conseguiu esfaquear Konan com um tubo, mas ela liberta-se dele, independentemente dos níveis de chakra baixo. Quando a chuva da vila parar, Konan tenta usar outro ataque, afirmando que a vontade de Yahiko e Nagato não desaparecem do mundo, e que também acredita em Naruto. O vilão, temendo novos danos, rapidamente desarmou ela, alegando que irá mergulhar a ponte de arco-íris de sete cores na escuridão, fazendo-a murchar.
Momento em que a personagem é morta por Obito / Créditos: Google Imagens
Ele então começa a colocá-la sob uma ilusão para localizar onde ela escondeu o cadáver de Nagato, afirmando que o momento da ilusão acabou, assim como a vida dela. Em seguida, o vilão deixa o corpo da kunoichi na água, onde eles estavam lutando. O pedaço de papel embebido com o sangue de Konan, é arrancado pelo vento. O papel que alçou vôo encontra o caminho para esconderijo antigo – onde morava com Jiraya, e os companheiros de equipe – e descansou na placa com o nome dela. Isso significava a promessa que tinha feito ao três: voltar para lá um dia antes de próprio fim. Que belo final!
Mas me falem nos comentários: Quais histórias vocês gostariam de ver aqui no blog?
[…] A HISTÓRIA DA KONAN […]