A HISTÓRIA DE PAIN / NAGATO UZUMAKI
Antes de ser tornar Pain, Nagato Uzumaki foi uma criança que cresceu em meio à Segunda Guerra Mundial Ninja. Ainda criança, perdeu os pais e começou a vagar por Amegakure até encontrar Yahiko e Konan – que também ficaram órfãos. Os três se juntaram para sobreviver, e ao longo do caminho, encontraram com o mestre Jiraya, que os ensinaram alguns jutsus para conseguirem se defender.
Após três anos, o Sannin voltou para Konoha pois achou que eles conseguiriam se virar a partir dali. Em seguida, o trio decidiu fundar a Akatsuki – que como todos sabemos, tinha o objetivo de reunir diversos ninjas para acabar com a guerras e trazer paz para o mundo ninja. Mas infelizmente, nem tudo são flores! Yahiko – que até então, era o líder do grupo – acabou morrendo, e fez com que a organização passasse por algumas mudanças.
Depois de assumir a liderança da Akatsuki, Nagato adotou o pseudônimo Pain e decidiu que, apesar do intuito da organização continuar sendo o mesmo, o mundo conheceria a paz através da dor. Com a nova identidade, ele convocou outros ninjas renegados, de Rank S, para cumprir esse objetivo. Tudo isso foi fundamental para a história de Naruto, então por isso, no vídeo de hoje, vamos falar sobre um dos melhores personagens/vilões da franquia.
Como dito anteriormente, o grande vilão Pain antes foi uma criança chamada Nagato Uzumaki, que viveu durante toda a infância ao lado dos pais em Amegakure. Vale lembrar que nessa época, Madara Uchiha transplantou o Rinnegan – um dos poderes oculares mais poderosos da história do anime – nele, sem que ninguém soubesse. Isso fez com que o garoto carregasse consigo o DNA do Clã Senju e do Clã Uchiha.
Algum tempo depois, durante a Segunda Guerra Ninja, Nagato e os pais tentaram se abrigar dentro de casa, para não se envolver no conflito. Apesar disso, alguns ninjas de Konoha, invadiram o local procurando por comida. Ainda tentando sobreviver, a família tentou apenas sair sem ser vista, mas acabou sendo descoberta. Para proteger o filho, os pais do garoto enfrentaram os shinobi inimigos, permitindo que ele escapasse – mas infelizmente, não tiveram a mesma sorte e acabaram morrendo.
Ao invés de fugir, o garoto permaneceu, e após ter que ver os pais haviam sido mortos pelos inimigos, Nagato usou os poderes do Rinnegan pela primeira vez. Com isso, ele matou aqueles que haviam tirado a vida de sua família, os enterrando em seguida. Eventualmente, sem ter como se manter sozinho, o menino deixou o local em busca de comida e abrigo. Não consigo imaginar o quanto deve ter sido difícil!
Sem encontrar nada, a fome fez com que o garoto perdesse a consciência, até o momento em que foi encontrado por um cachorrinho chamado Chibi, e mais tarde, por Konan e Yahiko, que assim como Nagato, também ficaram órfãos durante a guerra. Os três se uniram, passando a sobreviver juntos e compartilhando o sonho de um futuro no qual tivessem poder para acabar com todos os conflitos que estavam acontecendo.
Durante um dia – ainda no período de guerra – Chibi acabou sendo morto no meio do fogo cruzado de uma luta contra Hanzo. Nagato lamentou a morte do cachorro e prometeu a si mesmo que mudaria o mundo. Quando a batalha acabou, os três foram correndo até os Sannin para pedir ajuda. No primeiro momento, Orochimaru sugeriu matar as crianças, mas Jiraya decidiu ficar em Amegakure para cuidar do trio.
A princípio, o Sábio Tarado conseguiu um lugar para que eles vivessem, e estava apenas os ensinando a conseguir comida. Mas tudo mudou após Yahiko e Nagato serem atacados por um ninja de Iwagakure – pois o Uzumaki ativou o Rinnegan para matar aquele que tentou machucar o amigo dele. Ao testemunhar a situação, Jiraiya passou a acreditar que o garoto era a reencarnação do Sábio dos Seis Caminhos, e traria paz para o mundo. Isso o fez mudar de ideia, e o Sannin decidiu que ensinaria ninjutsu para os três.
Após passarem em um último teste ao derrotarem clones do próprio Jiraiya, o Sannin decidiu que eles estavam preparados para sobreviver sozinhos, retornando à Vila da Folha depois de três anos. Ao longo dos anos, o Sábio Tarado recebeu a notícia que os alunos haviam morrido, mas na verdade, Nagato, Yahiko e Konan começaram uma busca para encontrar a paz, até que decidiram fundar uma organização para tratar disso: a Akatsuki. Eles se tornaram ninjas de Amegakure de pleno direito, conquistando diversos seguidores que partilhavam das mesmas filosofias e ideais.
É justamente nesse período que Obito Uchiha, se passando por Madara, entra em contato com o trio pela primeira vez para fazer uma oferta, que era ajudar Nagato com os poderes do Rinnegan, e o que ele poderia fazer. Isso despertou um certo interesse no garoto, mas tanto Konan quanto Yahiko acharam o homem mascarado muito suspeito, e então, o líder do grupo na época decidiu recusar a proposta.
Com o crescimento da organização, vieram também ameaças. A pior delas foi Hanzō, o líder da Vila da Chuva, que começou a considerar o grupo como uma ameaça ao governo dele. Por causa disso, ele se uniu à Anbu Raíz Folha para eliminá-los. Depois de armar uma armadilha para atraí-los – que tinha como pretexto, discutir “a paz” – sequestrou Konan e fez Nagato escolher entre ela e Yahiko. E o resto, já sabemos o que aconteceu!
Infelizmente, Nagato não teve tempo de pensar em alguma estratégia, pois Yahiko acabou tirando a própria vida. Antes de partir, pediu para que o amigo, juntamente a Konan, sobrevivessem, pois assim como o mestre Jiraya, acreditava que eles poderiam mudar o mundo. Devastado, ele recolheu o corpo do antigo companheiro de equipe, ativou o Rinnegan, e em seguida, lançou um ataque contra todos os homens da Hanzo.
Com a técnica de Invocação: Estátua Demoníaca do Caminho Exterior, Nagato foi capaz de matar todos. Entretanto, a técnica o deixou muito magro, com numerosas hastes de chakra embutidas nas costas. Cortando a lealdade com Amegakure após o confronto, ele mesmo riscou o símbolo da aldeia que tinha na bandana, se tornando um ninja renegado. Depois disso, passou a acreditar que o mundo só conheceria a paz através da dor, e jurou que seria assim dali para frente.
Mais tarde, como uma forma de contornar a situação de mobilidade – pois devido ao último ataque contra os homens de Hanzo, ele ficou muito magro e por consequência, impossibilitado de lutar – Nagato decidiu usar o corpo de Yahiko para se tornar um dos Seis Caminhos, sendo o Caminho Deva. Depois, adotou o pseudônimo Pain e tornou-se o novo líder da Akatsuki. Além disso, conduziu as forças rebeladas na guerra civil de Amegakure, assumindo o controle da vila após a morte de Hanzo.
Ocultando o verdadeiro corpo nas sombras e tornando-se um “Deus” para as pessoas de Amegakure, Pain se solidificou no poder através de um sistema que matava qualquer pessoa que tivesse ligação com o antigo líder da vila. E em algum momento da história, Nagato/Pain caiu sob o comando de Obito, e a Akatsuki foi reformulada: mesmo mantendo a proposta inicial, eles iriam trazer a paz através da dor – se tornando assim, uma organização criminosa, formada apenas por ninjas renegados. Pain continuaria sendo o líder, mas sendo influenciado pelo homem mascarado, que ficava nos “bastidores”.
Vale lembrar que por ser um local muito afastado e fechado, as notícias da mudança de governante não chegaram às outras nações ninja, que acreditavam que a guerra civil estava se estendendo por anos. Além disso, Pain abraçou as crenças dos moradores de Amegakure – e como dito anteriormente, os moradores começaram a vê-lo com um “Deus” e Konan, como um “anjo”. Dessa forma, ele era visto como um líder e uma “figura divina”, vamos dizer assim.
As primeiras “aparições” do líder da Akatsuki aparecem ainda na fase clássica de Naruto, quando os membros da organização se reúnem para discutir sobre Sasuke e Orochimaru. Mesmo na fase Shippuden, é apenas nessas breves reuniões do grupo que ele aparece, apenas com a silhueta sendo revelada. Mas após a morte de Deidara – o ninja das explosões – Pain começou a dar as caras na história.
Durante os arcos fillers intitulados “Liberação das Seis Caudas”, após conseguir um substituto para o Caminho Animal, Pain é designado para capturar o Rokubi, que estava selado dentro do nukenin Utakata, Enquanto procurava pelo jinchuriki na floresta, o Caminho Animal fez um jutsu de invocação e encontrou alguns Oinins – como se fossem a ANBU de Kirigakure – matando todos eles. Depois de um tempo, foi a vez de Utakata encontrar com eles, e também não teve a mesma sorte! Após ser atacado pelo Caminho Deva, foi derrotado e teve a Bijuu extraída – o que o levou a morte em seguida.
Antes de chegarmos ao arco que leva o nome do personagem, Pain acaba se encontrando com Tobi, e recebeu a ordem de ir atrás de Naruto e capturar a Kurama, mas durante a conversa, detectou um invasor. Konan logo identificou o visitante como ninguém menos que Jiraiya, que foi mestre tanto deles, quanto de Yahiko. Isso não impediu o líder da Akatuski de ordenar que a amiga matasse o Sannin.
Ela, no entanto, acaba não sendo capaz de fazê-lo, o que leva o próprio Pain a interferir, lutando contra o antigo professor dele. Mas infelizmente, depois de uma batalha intensa, o líder da Akatsuki – e de Amegakure – matou aquele que o treinou e cuidou durante muitos anos. A morte de Jiraya se tornou uma das mais trágicas da história da franquia – e aposto que a maioria aqui ainda não superou, assim como eu! Inclusive, temos um vídeo que fala sobre as mortes mais tristes de Naruto.
Depois disso, chegamos ao Arco do Pain. O vilão vai para Konoha com o objetivo de capturar a Nove Caudas e dar continuidade ao plano da lua. Além de causar uma enorme devastação, a vila foi praticamente destruída e muitos ninjas acabaram sendo mortos, pois nenhum era páreo para ele. Entre todos os shinobi, estava Kakashi Hatake, que em uma tentativa de ajudar Chouza e Choji Akimichi – que aliás, os três juntos conseguiram derrotar um dos caminhos dos Seis Caminhos da Dor – acabou falecendo.
Vendo que seria mais difícil do que imaginava, Pain vai para o céu e usa o Shinra Tensei, um jutsu bastante poderoso, que transformou Konoha em um local totalmente desértico. Então, nos leva aquela cena épica: Sakura chamando por Naruto – que apareceu logo em seguida, com três sapos gigantes e Fukasaku, usando o Modo Sennin. Confesso que me arrepio TODA VEZ que assisto! Foi muito marcante, e vai continuar sendo durante gerações!
Antes da luta entre os dois começar, Tsunade – que já havia salvado diversas pessoas – decidiu enfrentar o vilão, e quase foi atingida por ele, mas graças a Naruto, nada a aconteceu! Ufa, essa foi por pouco! Em seguida, o nosso querido protagonista iniciou uma das melhores batalhas no anime, contra Pain. Mas não pensem que foi fácil, pois no decorrer da luta, o loirinho acabou sendo atingido pelas mesmas barras de ferro que mataram Jiraya, e ficou impossibilitado de continuar por alguns instantes.
É aí que a princesa do Byakugan entrou em cena! Como uma forma de salvar o amado, decidiu enfrentar Pain – mas antes disso, confessou o quanto amava Naruto! Foi um momento bem fofo em meio ao caos, não é mesmo? Mas por mais que ela tenha usado diversos golpes impressionantes, não fizeram nem cosquinhas no vilão, que rapidamente, a golpeou de uma forma brutal. Ao ver essa cena, o nosso querido protagonista se encheu de ódio e acabou deixando que a Nove Caudas o controlasse. Em seguida, ele parte para cima do adversário.
Durante algum tempo, Pain conseguiu segurar a bijuu e usar o jutsu para tentar extraí-la, mas ele não esperava que o poder da raposa fosse tão poderoso. E acredite, era! Pois quase tomou controle total do corpo de Naruto – isso só não aconteceu porque logo depois, Minato entrou na mente do filho para consolá-lo e fazer com que o loirinho voltasse a realidade. Após uma batalha intensa, quem levou a melhor foi o Uzumaki, que conseguiu derrotar todos os Seis Caminhos da Dor.
Com isso, Naruto conseguiu detectar onde Nagato estaria escondido. Quando chegou ao local, eles têm uma conversa e nela, o nosso querido protagonista explicou que o caminho para a paz não é por meio de tirania e dor, e sim quebrando o ciclo da violência. Além disso, ele também falou que embora tivesse raiva de Nagato por matar Jiraya, não se vingaria para que esse ciclo não viciasse.
E através de mais um discurso no jutsu, Naruto conseguiu fazer com que Nagato revesse os próprios ideais. Como prova de redenção, usou as últimas forças que tinha para trazer todos aqueles que haviam sido mortos durante a invasão de Konoha e também, confiando à Naruto a missão de trazer a paz, que ele tanto queria/sonhou ao mundo ninja. Logo em seguida, acabou morrendo.
Mas não pensem que acabou por aí! O personagem volta como Nagato na Quarta Grande Guerra Ninja. Isso porque Kabuto o traz de volta – junto com outros membros da Akatsuki – através do Edo Tensei, visando utilizar o poder de cada um durante esse período. Nessa parte da história, ele e Itachi Uchiha falam sobre qual era o objetivo real da organização que faziam parte. Além disso, os dois precisaram enfrentar Naruto e Killer B.
Tendo perdido controle de Itachi, Kabuto suprime a personalidade de Nagato, apenas o utilizando para acabar com os outros três. Mas o Uzumaki estava orientando tanto Naruto quanto Killer B sobre os ataques, por isso, o plano do antigo assistente de Orochimaru não dá certo. Em seguida, Nagato é derrotado e selado novamente, mas antes de partir, direcionou as últimas palavras ao nosso querido protagonista.
Primeiro, ele diz que sente vergonha de tudo que fez, e que não se considera digno a dar continuidade a história de Jiraya. Ainda assim, ele afirma que confia que o protagonista concluirá a trilogia de modo tão espetacular que ninguém se lembrará do papel terrível que Nagato teve. Com essas palavras, ele se despede, sendo finalmente selado.
0 Comentários