A HISTÓRIA DE SASORI
Sasori – também conhecido como Sasori da Areia Vermelha – era um shinobi de Sunagakure. Quando criança, foi apresentado pela avó Chiyo às marionetes, e com o passar do tempo, passou a dominá-las ao ponto de se tornar o mestre desses bonecos. Anos mais tarde, juntou-se a organização mais perigosa da franquia, a Akatsuki, e teve como parceiros Orochimaru – um dos Sannins Lendários – e Deidara, formando assim, a dupla artística.
Infelizmente, Sasori foi o primeiro integrante da Akatsuki a morrer, após uma batalha contra Sakura e a avó, Chiyo. Apesar de ter menos tempo de tela que os outros, ele possui uma história muito interessante, que precisa ser contada para vocês. Sendo assim, hoje vou falar um pouco mais sobre esse personagem que além de ótimas habilidades como ninja, acabou conquistando um espaço no coração de várias pessoas do fandom.
A história de Sasori começou muito antes da primeira aparição dele no anime. Quando era criança, vivia muito bem com os pais em Sunagakure. Mas infelizmente, nem tudo são flores! Após uma batalha contra Sakumo Hatake, o pai de Kakashi, ambos acabaram falecendo. Sendo assim, ainda menino, ele foi viver com a avó, Chiyo. Para tentar alegrar o neto de alguma forma, ela o apresentou e ensinou mais sobre a artes dos fantoches. E a partir desse momento que Sasori começa a se interessar cada vez mais pelos bonecos.
Aos 5 anos de idade, ele começou a criar vários fantoches, entre eles, dois que se assemelhavam bastante aos pais – para tentar suprir a saudade que sentia. Mas quando o garoto entendeu que eram apenas marionetes, e seriam incapazes de lhe dar todo o amor que desejava, perdeu o interesse neles – fazendo com que os fantoches ficassem com Chiyo, que sempre ficava preocupada com o bem-estar do neto.
À medida que o tempo passava, Sasori prova ser um nato na arte. Além de desenvolver maneiras magistrais de eliminar uma fraqueza do mestre das marionetes, criou bonecos ngenhosos, incluindo os que agora são propriedade de Kankurō, irmão mais velho de Gaara. Durante a Terceira Guerra Mundial Ninja, esses bonecos foram usados com tanto sucesso, e eles tingidos de vermelho areia com sangue. Isso lhe rendeu o nome Sasori da Areia Vermelha.
Ao completar 15 anos, ele deixou Sunagakure – após ter secretamente sequestrado e matado o Terceiro Kazekage – lembrando que ninguém descobriu o envolvimento dele nesse crime, até por volta da época da morte da Kazekage. Além disso, Sasori, eventualmente, converteu-se em um fantoche humano para manter a aparência jovem e aumentar a própria capacidade ofensiva. Todos esses acontecimentos são revelados mais tarde, na batalha dele contra Chiyo e Sakura.
Algum tempo depois de deixar a aldeia, Sasori se juntou à Akatsuki, e acabou por ser colocado como parceiro de Orochimaru. Eles tinham um grande respeito um pelo outro durante a parceria que tiveram, e fizeram muitas missões juntos. Mas depois de tentar roubar o corpo de Itachi Uchiha, o Sannin teve que deixar a organização, e precisavam buscar um novo parceiro para Sasori, que mais tarde, viria a ser Deidara. Juntos, formam a dupla artística, visto que um é mestre na arte das marionetes e o outro, na arte das explosões. Inclusive, eles sempre falavam sobre o assunto quando podiam.
Logo no início de Naruto Shippuden, Sasori faz a primeira aparição dele. Muitos acharam, assim como eu, que aquela aparência era Sasori, mas na verdade, o ninja renegado estava dentro de um fantoche chamado Hikoru. Bom, na cena em questão, ele estava voltando para a terra natal ao lado de Deidara, e os dois tinham como objetivo capturar Gaara, o Quinto Kazegake, para extrair Shukaku. Ambos entraram facilmente na vila, pois Yura – que fazia parte da defesa da aldeia – acabou traindo Sunagakure por ser um dos subordinados do nukenin.
Depois que Deidara capturou Gaara, Kankuro tentou impedir que a dupla levasse o irmão, mas Sasori o confrontou, acabando em um pequeno confronto. A vitória foi do mestre das marionetes, que usou os fantoches para envenenar e quase matar o adversário. Ao chegarem no esconderijo da organização, eles extraíram Shukaku com o resto da equipe. Em seguida, o líder da Akatsuki, Pain, deixou a cargo deles derrotar o time Kakashi – que estava atrás de Gaara – e a avó Chiyo. Assim, demos início a uma das batalhas mais épicas do anime.
Com Deidara cuidando de Naruto e Kakashi à distância, restou Sasori lutar contra a própria avó e também com Sakura. No começo, as duas não estavam com muita vantagem sobre ele, até que a garota pediu para que Chiyo a usasse como marionete. Mesmo achando muito arriscado, ela concedeu o pedido de Sakura, e ambas conseguiram derrotar diversos bonecos de Sasori, inclusive Hikoru, o boneco que o ninja renegado usava para se esconder. Por um breve momento, a cabelo rosa acreditou que a vitória estava ganha, até Chiyo revelar que aquele não era o neto.
Quando surgiu a partir dos restos de Hiruko, Sasori revelou a verdadeira identidade, e Chiyo e Sakura ficaram chocadas ao ver o rosto juvenil que tinha, considerando que ele havia deixado Sunagakure mais de vinte anos atrás! Mas sem perder tempo, no entanto, o nukenin trouxe o fantoche do Terceiro Kazekage – que revelou ser o favorito dele – à tona, e revelou o quanto foi difícil adicioná-lo na coleção – afinal, estamos falando de um Kage, e não é qualquer shinobi que consegue esse feito!
O Terceiro Kazekage era um fantoche humano e por conta disso, Sasori comentou que usar várias habilidades que o líder de Suna tinha com a areia de ferro, para atacar Chiyo e Sakura. Como uma forma de tentar combater o fantoche de Kazekage, Chiyo trouxe os bonecos pais de Sasori. Embora ela os tenha equipado com armas extras e defesas, a areia do Terceiro desativou rapidamente as marionetes dos dois. Agindo por conta própria, Sakura demoliu o boneco do favorito do adversário, depois de analisar os movimentos dele, além de tentar abaixar a guarda de Sasori.
Com a perda do fantoche do Terceiro Kazekage, Sasori revelou o motivo por trás da juventude eterna: o corpo dele era um fantoche humano, o que em si foi equipado com numerosas armas e armadilhas atadas com veneno. Quando Chiyo trouxe próprios dez bonecos em uma tentativa de nivelar o campo, o neto usou a Técnica Vermelha Secreta: Performance das Cem Marionetes, permitindo-lhe controlar dez vezes mais fantoches do que a avó. Mas não pense que isso o deu vantagem, pois as marionetes de Chiyo foram projetados para trabalhar juntas, um traço que falta com todos os bonecos de Sasori.
Mas então, presenciamos um dos momentos mais épicos do anime: após Sasori planejar um ataque direto contra a avó, Sakura puxa uma corda que está ligada ao corpo dele, com intuito de impedir que o inimigo chegasse até Chiyo, e automaticamente, o levasse até ela – tudo isso antes que o veneno começasse a fazer efeito. No último segundo, a cabelo rosa consegue e dá um soco em Sasori que o faz ficar em pedacinhos – literalmente!
Com isso, Chiyo tentou selar o chakra do neto com uma esfera especial de um dos fantoches, fazendo com que ele perdesse o coração – a única parte viva de seu corpo e a fonte do chakra – que estava presa no corpo dele. Enquanto e as duas estavam distraídas, Sasori foi revelado ter transferido o recipiente cilíndrico do coração em outro dos próprios bonecos, que possuem semelhança com o rosto dele. Acho que por essa ninguém esperava!
Utilizando o selo como uma distração, Sasori – no novo corpo – tentou um ataque furtivo contra a avó. No entanto, Sakura tomou ataque da espada ao invés vez de Chiyo. Como Sasori se preparou para atacar novamente, deu a chance da avó dele de usar os fantoches de pais do neto para esfaqueá-lo no coração, em uma forma de abraço – algo que ele queria desde a infância. Antes de morrer, como uma recompensa a Sakura por derrotá-lo, o nukenin informou-lhe de um espião que tinha dentro do esconderijo do parceiro anterior da Akatsuki, Orochimaru, além de falar onde e quando se encontrariam.
Vale lembrar que Sasori também disse as seguintes/últimas palavras: “Eu sou uma marionete inacabada, cuja estrutura inanimada ainda contém um coração em seu núcleo. Eu não estou nem morto, e também nem vivo”. Após a morte dele, Chiyo disse que o neto poderia ter evitado o último ataque, mas ele deliberadamente permitiu ser morto. Assim, parecia que Sasori escolheu morrer no abraço amoroso dos pais.
Mas não pensem que acabou aí! Sasori é invocado por Kabuto para batalhar com o time Kakashi, que estão investigando o massacre que havia acontecido. Depois de ter sido brevemente ressuscitado, o caixão do nukenin volta, fazendo com que Kabuto se questionasse se o jutsu estava incompleto. Mas durante a Quarta Grande Guerra Ninja, ele é revivido novamente junto com outros membros da Akatuski, para juntar forças contra Tobi.
Ele é colocado ao lado de Deidara, Shin e Chūkichi no Pelotão de Ataque Surpresa e Distração da Akatsuki, e fica decepcionado ao que recebe ordens de seu subordinado anterior, e que os membros vivos da Akatsuki são apenas Zetsu e Tobi – que o substituiu na organização. Em um breve momento, Sasori acaba brigando com a antiga dupla por causa de arte – e pelo visto nada mudou, não é mesmo?
Mais tarde, o pelotão se move em direção aos membros restantes da equipe de Anko Mitarashi. Durante a batalha contra o time de Emboscada, ele estava surpreso que Omoi conseguiu cortar as cordas de chakra dele. Sasori, então, é puxado para baixo por Kankurō, e acaba elogiando o adversário pela melhora nas habilidades. Quando Kankurō retira a marionete do corpo de Sasori para batalha, o nukenin uniu as cordas de chakra dele ao lado de Shin, usando-o para combater o adversário.
Após Deidara fazer Shin explodir, ele e Sasori são atacados por uma das pinturas de Sai em um acesso de raiva, e preso dentro de dois fantoches, e atacados por lâminas reforçadas com raio. Como Shin acaba se desmoronando em pó, Sasori nota como ele não pode sentir qualquer resposta do próprio chakra. Quando Kankurō o explica que a força vem da alma, o nukenin fica emocionado, e finalmente aceita que os bonecos e técnicas que criou eram o que o imortalizaram.
Antes que a alma dele fosse libertada, Sasori confiou os bonecos dos pais à Kankuro, dizendo-lhe para passá-las para as gerações futuras antes de morrer. Quando vemos que a alma do ninja da Areia Vermelha foi liberada do corpo, o cadáver desmorona e logo em seguida, dá-se lugar as cinzas e poeiras, assim como todos os outros que foram revividos pelo Edo Tensei.
0 Comentários